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OS NOSSOS SERVIÇOS

Na base de tudo o que fazemos está sempre a preocupação de transferir e desenvolver os processos de pensamento critico da organização; aqueles que articulam a formulação de decisões fundamentais sobre o futuro da organização e a sua implementação e execução. 

Suportamos a fazê-lo de uma forma racional e estruturada, consolidando uma equipa que caminha de forma cada vez mais coesa e consistente na sua acção.

LIDERANÇA ESTRATÉGICA

A liderança estratégica é o elemento fundamental, orientador e mobilizador da mudança ao longo da organização. 

Hoje, mais do que nunca, as empresas que não possuam uma liderança estratégia coerente - fundada numa estratégia realista, formulada com base num raciocínio estratégico sincero, rigorosamente implementada, monitorizada e revista -, encontram-se numa situação de grande vulnerabilidade. 

 

A Leading Change propõe uma abordagem processual, em que a sua equipa de gestão, em vez de uma equipa de consultores, clarificam/ formulam, implementam e executam uma estratégia, que levará a sua organização a construir de forma efectiva e deliberada, ao longo do tempo, um posicionamento claramente distintivo, percebido por todos como uma vantagem/supremacia.

 

Trata-se de um processo rigoroso, sistemático, que capacita a organização a utilizar o know-how, competências e aptidões dos seus colaboradores chave para criar uma estratégia, consensual, compreendida e partilhada por todos - à qual aderem naturalmente, desenvolvendo-a, colaborativamente, de forma eficaz.

 

Desta forma:

  • conquista uma equipa de gestão coesa, focada, comprometida, permitindo-lhe um maior alinhamento  das pessoas, dos recursos e dos processos;

  • minimiza a resistência à mudança necessária, pois todos a compreendem e aceitam e estão comprometidos com a sua realização;

  • estabelece um filtro para a formulação de decisões, ao longo da organização, que a orienta a explorar a mudança de forma coerente;

  • permite edificar uma posição de vantagem, ou supremacia, no mercado;

  • traduz essa posição em objectivos concretos e mensuráveis permitindo mobilizar a organização para a sua concretização e saber a cada momento em que medida estão a conseguir fazê-lo.

GESTÃO RACIONAL

A complexidade da realidade com que nos confrontamos e a vastidão de informação a que todos estamos sujeitos, colocam os líderes de hoje sob uma maior exigência ao nível da sua actividade mental, do que se viu durante várias gerações, para vencer num contexto tão competitivo. 

 

Pode achar-se que a vantagem, neste contexto, se poderá colocar em termos dos “terabytes” de informação que se tem à disposição ou do exército de analistas disponíveis para entregar “competitive intelligence” única. 

 

Mas a verdade, é que sejam quais forem os recursos que os seus concorrentes têm à sua disposição, o único factor que irá permitir que as sua deliberações sejam mais significantes do que as suas será a velocidade e a precisão da sua resolução de problemas e da formulação de decisões - em suma, a sua capacidade de pensar.

Neste contexto o desenvolvimento da capacidade de pensamento da organização irá tornar-se, mais tarde ou mais cedo, a chave para o seu sucesso competitivo.

 

Na realidade, a efectividade do pensamento de uma organização é o resultado, em primeiro plano, do desempenho dos processos de pensamento colectivo que permitem à organização articular de forma consensual as decisões criticas para o seu futuro e, num segundo plano, da qualidade do pensamento individual dos elementos dessa organização. Por melhor que tenha sida articulada a estratégica na decorrência de um raciocínio estratégico cuidado (como o Processo de Liderança Estratégica), boa parte do sucesso daquela estratégia passará pela capacidade de resolver problemas e formular decisões diárias que sejam coerentes e consistentes com aquela estratégia.

 

Dezenas de decisões, pequenas e grandes, são tomadas por pessoas na sua organização. Naturalmente, muitas são formuladas e tomadas adequadamente – suportam a estratégia de forma efectiva. Outras não levam em consideração toda a informação disponível ou implicações delas decorrentes.

 

Este Processo pretende aumentar consideravelmente as competências de Gestão Racional da sua equipa de gestão, para melhorar a sua capacidade de analisar problemas, formular e tomar decisões, planear, levantando os necessários problemas potenciais, e explorar oportunidades.

 

Os seus colaboradores apropriam-se de um processo de raciocínio (ou caminho lógico), no qual a informação é recolhida, tratada e avaliada de uma forma objectiva, de forma a chegar à melhor conclusão.

A organização passa assim a dispor de uma linguagem comum de abordagem das suas preocupações, o que possibilita a construção de um efectivo “know-how” organizativo, permitindo que sejam tratadas de uma forma muito mais eficaz e as reuniões de trabalho necessárias se desenrolem de uma forma mais eficiente.

INOVAÇÃO ESTRATÉGICA

Porque é que algumas companhias parecem estar sempre no limiar da mudança, na realidade criam a mudança, enquanto outras lutam, permanentemente, para as tentar acompanhar? Aquelas empresas fazem com que aconteça inovação. Continuamente. 

 

Inovadores de sucesso, conscientemente ou não, usam um processo repetível de pensamento para gerir a mudança em sua vantagem. Pesquisam sistematicamente novos produtos, novos mercados e novos clientes. Avaliando-os pela relação custo/benefício, pela sua exequibilidade e adequação à estratégia da empresa. E implementando-os apenas quando a análise mostra uma alta probabilidade de sucesso.

 

Este processo de pensamento é a base do processo que utilizamos para capacitar os seus colaboradores chave a compreenderem as mudanças que estão a ocorrer no vosso mercado e na envolvente empresarial e, através de um caminho criativo, não obstante racional, levar a identificar oportunidades de novos produtos, novos clientes e novos mercados coerentemente com a estratégia da organização.

Numa segunda fase, a nossa abordagem metodológica, permitirá articular as condições necessárias a uma prossecução bem sucedida dessas oportunidades de crescimento e um plano de acção que mobiliza a organização para a sua exploração.

 

O futuro comporta vastas oportunidades para crescer, se se souber como usar a mudança em proveito próprio. O Processo Inovação Estratégica foca a organização na procura e exploração continua de oportunidades decorrentes dessa mudança.

MELHORIA CONTINUA

O contexto altamente competitivo em que as organizações presentemente vivem, bem como, a crescente exigência que o mercado lhes impõe, em termos qualitativos, obriga a organização a melhorar continuamente os seus processos operacionais, para atingir níveis superiores de eficácia e de eficiência.

 

Trata-se aliás de um imperativo de sobrevivência, que importa metodologicamente trabalhar, de forma a alicerçar e potenciar a Estratégia Global que a organização escolheu, com um forte sentido de eficiência. Na realidade, mesmo nas empresas com Sistemas de Gestão da Qualidade certificados, revela-se a necessidade de imprimir um ritmo de melhoria mais forte e exigente, o que implica a apreensão de ferramentas metodológicas que complementem e exponenciem a melhoria continua das operações.    

 

A melhoria continua tem necessariamente de integrar dois movimentos:

  • monitorizar a mudança externa, pesquisando novas oportunidades de melhoria, avaliando-as e implementando-as quando a análise mostrar uma excelente relação custo-beneficio;

  • estimular a mudança interna, ao envolver os executantes a corrigirem, simplificarem, reinventarem o processo, de uma forma metodologicamente orientada.  

 

Este processo permite-lhe enrobustecer o processo de melhoria já existente na sua organização, imprimindo-lhe um novo ritmo, recorrendo à melhor informação que existe na organização (porque é realizada por quem executa) e permitindo desenvolver as competência individuais (dos participantes) e organizacionais críticas à realização de uma verdadeira melhoria contínua.

 

Recentemente, passamos a integrar o Sistema de Performance Humano, na nossa abordagem, para melhorar os desvios de performance dos colaboradores na organização.

Contacte-nos para conhecer melhor a nossa abordagem e o tipo de intervenção que melhor se ajusta à realidade da sua organização.

LEADING CHANGE

 

 

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